top of page

Termos publicitários

Termos publicitários e seus significados:

O que é Briefing, Marketing e Merchandising? Entenda alguns dos termos publicitários mais usados.

​

  • Alltype – Anúncio sem ilustração, só texto.

  • Anunciante – É aquele que assina a propaganda. O Anunciante autoriza a propaganda e é responsável pelo seu conteúdo e custo.

  • Anúncio – É a propaganda propriamente dita, esse termo é utilizado mais em veículos impressos, para outros meios como rádio e TV usam-se o termo “comercial”.

  • Aproach – Abordagem do assunto, enfoque, tratamento conceitual e/ou criativo de uma campanha.

  • Arte Final – Peça publicitária em sua forma definitiva pronta para produção.

  • Assinatura - Identificação do anunciante na mensagem comercial.

  • Atendimento – Termo mais aplicado nas agências que nos veículos de propaganda, refere-se à prestação de serviço profissional. Em termos genéricos atendimento é coordenação dos serviços que uma agência presta aos clientes. Conforme a estrutura de cada agência, o atendimento pode ou não envolver-se no planejamento.

  • Auto Door – Anúncio luminoso colocado sobre automóveis, em geral taxis, com duas faces laterais, onde se coloca a mensagem publicitária.

  • B.V. – Bonificação de Volume. Bônus em dinheiro ou credito que veículos concedem às agências, em função do volume total de propaganda de todos os clientes, por elas autorizada, geralmente em porcentagem crescente segundo este volume.

  • Brainstorming – “Tempestade Cerebral” exercício em grupo usado para estimular a discussão sobre um determinado assunto, consiste em soltar ideias, palavras, frases, sons, de maneira livre e desordenada com a finalidade de sistematizar as ideias. Técnica utilizada para gerar ideias publicitárias. Consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem à cabeça, sem nenhuma análise sobre sua pertinência, para avaliação posterior. Geralmente feita por duas ou mais pessoas, em conjunto.

  • Briefing – É um conjunto de informações, de coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizado como base do processo de planejamento. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente deseja e procura. É utilizado para mapear o problema, e com estas pistas, ter ideias claras para criar soluções.

  • Broadcast – Radiodifusão em canais abertos, de livre acesso ao público, rede de rádio e de TV.

  • Budget – Termo utilizado para definir a verba disponível para uma determinada campanha ou período de tempo.

  • Business to Business (B2B) – Comunicação entre empresas: não inclui o consumidor final; o processo de comunicação entre anunciante, agência e veículo é business to business.

  • Campanha – Conjunto de peças publicitárias, propaganda, anúncio, comerciais, cartazes, etc. Uma campanha tem também uma unidade temática, uma estratégia e uniformidade.

  • Chamada – Mensagem publicitária que promove programas o eventos especiais.

  • Clipping – Coleção de material impresso, de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca. Conjunto de artigos, comentários e reportagens sobre o mesmo assunto.

  • Comunicado “Release” - Noticiário de interesse de uma empresa, instituição ou órgão oficial.

  • Copyright – Direito autoral legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.

  • CPM – Custo por mil: unidade de medida para medir a rentabilidade da publicidade.

  • CPP – Custo por ponto de audiência.

  • Criação – Área que cuida da elaboração das peças publicitárias, de acordo com a estratégia preestabelecida.

  • Cyberspace – Espaço cibernético ou espaço virtual.

  • Deadline – Data ou prazo final. Prazo limite ou final. Utilizado para definir o prazo máximo para a realização de qualquer tarefa publicitária.

  • Editorial – Página(s) onde o jornal expõe sua opinião, seus pontos de vista, seu pensamento básico sobre assuntos principais da cidade, do estado, do país, do mundo.

  • Encalhe – Quantidade de jornais ou revistas que volta ao editor por não ter sido vendida, embora considerada necessária no ponto de venda para permitir uma boa distribuição e uma venda que possa atender toda a demanda.

  • Encarte – Mensagem publicitária de duas ou mais páginas, que tem como objetivo regionalizar a veiculação (reparte) e/ou das maiores destaque à mensagem do que ela teria se imprimido na própria publicação. O encarte pode ser preso ou solto.

  • Endomarketing -  Ou Marketing Interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Entre elas estão campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.

  • FEE - Importância paga por uma tarefa ou período pelo cliente à agência.

  • Flyer  - É um impresso promocional, geralmente pequeno, desenvolvido para distribuição em massa. Possuem imagens impactantes e mensagens de rápida leitura. Hoje o Flyer também pode ser digital. Uma excelente ferramenta de marketing nas redes sociais como Instagram.

  • Folder – Folheto, peça dobrada.

  • Folheto – Impresso utilizado em mala direta, distribuição em pontos de venda, ou mesmo sob forma de encartes, de possibilidades ilimitadas em relação a número de páginas ou formatos.

  • Free Lancer – Trabalho avulso.

  • Identidade Visual – Parte essencial de qualquer imagem corporativa de marca e que se constitui num sistema de signos visuais (logotipo, cores. letras, etc.) que dão homogeneidade à marca.

  • Inbound Marketing - Ou marketing de atração é um conjunto de estratégias focado em atrair, converter e encantar clientes. Ele utiliza ferramentas de marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais para atrair clientes por meio de canais on-line.

  • Informe Publicitário – Mensagem publicitária imitando o estilo editorial do veículo.

  • Inserção – Ato de veicular qualquer peça publicitária nos veículos.

  • Institucional – Tipo de apresentação feita para valorizar a instituição e obter ganhos para a imagem corporativa e de marca.

  • Jingle - Mensagem publicitária para rádio em forma de música.

  • Job - Nome de trabalhos específicos feitos para um cliente.

  • Layout – Esboço ou desenho que destaca os vários elementos de uma peça publicitária de mídia impressa, pré-elaboração de uma arte-final.

  • Link – Termo utilizado para expressar uma ligação temática ou formal entre as peças de uma campanha publicitária.

  • Locução - Texto falado por locutor para comerciais de rádio, televisão ou cinema.

  • Logomarca – Desenho característico que identifica uma instituição, empresa ou produto. Pode, eventualmente, fundir-se com o logotipo da empresa, tornando-se indissociável. Símbolo gráfico + logotipo.

  • Logotipo  – Letras utilizadas para compor o nome de marca ou empresa. Palavra ou letra com desenho característico, pela forma tipográfica ou decorativa da marca industrial ou comercial, que identifique o produto ou a empresa.

  • Mala Direta – Propaganda pelo correio. Caracteriza-se pela seletividade e até mesmo pela personalização da audiência, se utiliza como instrumento folhetos, cartas, pequenos brindes. É modalidade de propaganda e não é merchandising. Isto é, divulga informação promocional pelo correio. Há legislação específica sobre o uso do meio.

  • Marca – Nome do produto, serviço ou empresa.

  • Marketing - É a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

  • Merchandising – É uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade, com sistemática dinâmica.

  • Mídia – Os meios de comunicação, veículos; áreas técnicas de propaganda, relacionada com a veiculação de mensagens comerciais. Designa também a profissão, o profissional da área em agências. Veículos de comunicação, técnica publicitária que estuda e indica os melhores meios para veicular mensagem publicitária.

  • Outbound marketing - É a estratégia na qual sua empresa busca de forma ativa novos clientes.

  • Outdoor - É a designação de um meio publicitário exterior (painel, letreiro luminoso, letreiro em parede, muro etc.), sobretudo em placas modulares, disposto em locais de grande visibilidade, como à beira de vias e rodovias públicas ou nas paredes de edifícios

  • P.I. - Pedido de Inserção.

  • Past Up – Montagens dos trabalhos em finalização (fotos, textos, etc.).

  • Ponto de Venda – Local onde as vendas são efetivamente realizadas.  

  • Portfólio – Conjunto de trabalhos já realizados por uma agência.

  • Press Release – Texto com informações para a imprensa.

  • Prospect – Identificação de cliente potencial.

  • Slogan – Assinatura qualificativa de produto ou serviço. Frase de efeito ou tema que impacte a campanha ou marca de um produto ou empresa.

  • Spot - Mensagem publicitária de rádio feita por uma locução simples ou mista.

  • Story Board – Esquema ilustrado com cenas principais do roteiro de um comercial.

  • Target – Público alvo.

  • Teaser - Mensagem curta que antecede o lançamento de uma campanha publicitária, gerando expectativa para ela.

  • Tooltip – Ou dica de contexto é um elemento comum de interface gráfica. Tooltip é aquela moldura flutuante que abre quando passa-se o mouse sobre um elemento da interface e que contém uma explicação adicional sobre tal elemento.

  • Trilha – Música incidental ou de fundo do comercial.

  • Veículo - Nome genérico de qualquer empresa de comunicação.

  • Vinheta – Cena animada (TV) ou Mensagem sonora musical (rádio) bem rápida para lembrar tema, empresa ou marca.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
           http://www.portaleducacao.com.br/marketing/artigos/47436/significado-dos-termos-publicitarios#ixzz3phdJFwmy

           Termos extraídos do site: http://ogerente.com.br

           Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

bottom of page